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domingo, 28 de janeiro de 2018

"AS SETE PARABOLAS DE MATEUS E AS SETE IGREJAS"



"AS SETE PARABOLAS DE MATEUS E AS SETE IGREJAS"

Introdução às 7 cartas

“Levanta-te tu que dormes, levanta-te dentre os mortos...” Ef 5:14

Os cap. 2 e 3 de Apocalipse exclusivamente, fala profeticamente sobre a Igreja de Jesus, uma exortação para os dias de hoje. É a exortação mais séria, mais profunda e mais penetrante que tem na Bíblia, para a igreja. Está totalmente relacionado com a doutrina para a igreja e para nossa conduta na vida cristã. Nessas cartas vemos todos os tipos de erros possíveis de cometer na nossa vida. Vemos uma aplicação direta para refletirmos como e onde está nosso coração, mas também vemos a Igreja como um todo, em cada época.



· Vamos ver como entra a doença na igreja e qual o remédio.

· Vamos ver como Deus julga a igreja.

· Veremos também tudo o que agrada a Deus.

· Vamos ver as recompensas que esperam os vencedores.

· A intenção de Deus ao escrever essas cartas para que se torne vencedor.



Em cada carta, por duas vezes Deus imprime o seu nome nelas. Ele coloca seu nome na abertura: “...estas coisas diz Aquele ...” e faz uma descrição de Si mesmo com alguns dos detalhes de sua aparição em Ap 1, e no encerramento das cartas, Ele diz: "Quem tem ouvidos , ouça o que o Espírito diz às igrejas".

Deus está falando para a igreja e não para o mundo, um chamado de atenção, que seu povo se torne vencedor. Deus envia cartas para sete igrejas, que são sete cidades na Ásia onde há a expressão da igreja. Não são apenas e exclusivamente às igrejas daquela época, mas representam todas as igrejas. A prova disso é que mesmo não sendo de nenhuma dessas igrejas, estamos recebendo essas cartas.



Deus escolheu essas sete igrejas, e a realidade dessas igrejas, naquele momento, para servir como figura profética de como a igreja iria se desenvolver na história. Também a realidade daquelas igrejas, representam os tipos de cristãos em Cristo Jesus. Em cântico dos cânticos, a menina cresce e se casa. Em Ester, mesmo Hadassa, a camponesa que cresceu nos preceitos das escrituras ainda deveria ir para casa das mulheres e aprender principalmente como agradar ao Rei. Ester é Hadassa que passou por um processo.



Nós podemos ir acompanhando claramente o desenvolvimento da apostasia ( Afastamento de Deus ), pois Deus tem um plano para nós, e o diabo faz uma cópia falsa, e a maioria prefere seguir a cópia. A apostasia entra nas igrejas, pela falta de conhecimento da Palavra de Deus, e seguindo doutrina de homens, dão força a apostasia.



Estas cartas descrevem o início, o desenvolvimento e o fim do período da igreja. É a história do cristianismo. É a única profecia dada especificamente para a igreja. As cartas são divididas da seguinte maneira:



· Nas Primeiras três igrejas, Éfeso, Esmirna e Pérgamo, a parte final começa com um apelo: "quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas;", e depois vem uma promessa.



· Nas últimas quatro igrejas, Tiatira, Sardes, Filadélfia e Laodiceia, isso está invertido, significando que há uma divisão. Ver 2Tm 4:2-5.



· No primeiro grupo, Jesus primeiro faz o apelo às igrejas e no final a promessa ao vencedor. No segundo grupo, a promessa antes e o apelo vem no final.



· Nas três primeiras igrejas, são as igrejas históricas, de 30 ao ano 606 da nossa era, onde a igreja tinha mais consciência, e Deus podia falar para a igreja como um todo. Mas do ano 606 até o final, com tanta apostasia, Deus não espera mais ser ouvido pela igreja toda. Por isso ele fala a indivíduos, aí faz o apelo. Ele fala então, nas quatro últimas cartas, aos vencedores, um grupo menor.



Por exemplo:



· A carta à igreja em Éfeso ( do ano 30 ao ano 100 ), corresponde a igreja apostólica, com os apóstolos ainda vivos e dirigindo a igreja;

· A carta à igreja em Esmirna ( do ano 100 ao ano 312 ), corresponde a igreja perseguida;

· A carta à igreja em Pérgamo ( do ano 312 ao ano 606 ), quando o paganismo começou a ser introduzido, era uma igreja que ainda podia ouvir a Deus. Mas quando em 606 isso se oficializou, Deus não falou mais a igreja como um todo;

· A carta à igreja em Tiatira, do ano 606 até a tribulação;

· A carta à igreja em Sardes, do ano 1520 até a tribulação;

· A carta à igreja em Filadélfia do ano 1750 até a tribulação, representa a igreja a que subirá, sem repreensão;

· A carta à igreja em Laodicéia ( voz do povo ), do ano 1900 até a tribulação, representa a igreja falsa e morna dos últimos tempos e que não subirá.



CARTA À IGREJA EM ÉFESO - Ap 2:1-7

V.1 " Escreve ao anjo da igreja em Éfeso   ( desejada, solta, relaxada ):

"Isto diz aquele que tem na sua destra as sete estrelas, que anda no meio dos sete castiçais de ouro".



· Sabemos que as estrelas são os líderes das igrejas, e os candeeiros as igrejas. É o princípio da igreja. Jesus andando no meio deles tendo os líderes na sua mão direita.



V.2-7 "Eu sei de tuas obras, e o teu trabalho, e a tua paciência, e o que não podes suportar aos maus; e puseste à prova os que dizem ser apóstolos e não o são, e tu os achaste mentirosos. E sofrestes, e tens paciência; e trabalhaste em meu nome, e não te cansaste. Tenho porém contra ti que abandonaste o teu primeiro amor. Lembra pois donde caíste, e arrepende-te, e pratica as primeiras obras; quando não, brevemente a ti virei, e tirarei do seu lugar o teu candeeiro, se não te arrependeres. Tens, contudo a teu favor, que odeias as obras dos nicolaítas, as quais eu também odeio. Quem tem ouvidos ouça, o que o Espírito diz às igrejas. Ao que vencer, dar-lhe-ei de comer da árvore da vida, que esta no paraiso de Deus".



· Vamos ver Jesus, nas cartas, se apresentando com um dos títulos do início, e tem tudo a ver com a situação da igreja. Historicamente essa igreja representa o desenvolvimento da igreja durante o primeiro século (do ano 30 ao ano 100).



· Éfeso pode ser traduzida por duas coisas interessantes mas, opostas: desejada ou solta.Nós vemos nessa igreja as primeiras sementes da apostasia que entrou na igreja.



· Éfeso era a principal cidade da província romana da Ásia. Lá estava o templo da grande deusa Diana dos efésios, também chamada Artemis, que era uma das sete maravilhas do mundo antigo.



· Essa foi a igreja em que Paulo trabalhou por três anos. Também dirigiu essa igreja, Áquila e Priscila, Timóteo e João. E trinta anos depois de Paulo ter doutrinado essa igreja, a primeira carta do Apocalipse vai para ela.

O v.2, nos mostra uma igreja que trabalhava, suportava provas, tinha perseverança e tinha preocupação com a qualidade dos que trabalhavam para ela. No v. 5, apesar de reconhecer coisas boas na igreja, Jesus a chama de "caida" por ter perdido o primeiro amor. O primeiro amor, fala do prazer e da alegria de simplesmente estar com a pessoa amada. Eles não tinham deixado de amar o Senhor, mas seu amor não tinha mais o mesmo fervor, profundidade e significado do início (Ef 1:15,16)

A igreja ou o cristão pode ficar tão ocupado em servir, que nem sobra tempo para adorar o Senhor. É preciso querer andar com o Senhor, ama-lo, conhece-lo, fazer tudo para agrada-lo, isso é o primeiro amor. E obras sem o amor, são vazias. O verdadeiro testemunho começa com o que somos e se manifesta no que falamos e fazemos.

Isso é muito sério, tanto que Jesus fala: "e tirarei do seu lugar seu candeeiro, se não te arrependeres." Deus remove da sua presença, não mais haverá óleo do espírito, não terá mais luz.

O fim do primeiro amor, é porta de entrada para demônios de separação, destruição. Podemos até fazer uma comparação com um casamento: quando se deixa desaparecer o primeiro amor, a conseqüência disso é a rotina, o descaso, tudo é feito automaticamente, outras coisas vão tomando o interesse.

Perder o primeiro amor, é prenuncio de perder o testemunho para Deus, e esse é o objetivo de estarmos aqui neste mundo.

Nós queremos andar com Deus pelas maravilhas e pelos milagres, e não apenas pela sua presença. Calcula-se, pelas informações dos evangelhos que 30% da vida de Jesus, ele ficou de joelhos diante do Pai. Por isso tudo acontecia. Jesus não fazia nada, sem antes ficar em longos períodos de oração. E tudo depende desse amor.



Uma comparação com Éfeso trinta anos antes:



· Ef 1:15,16 - "Por isso também eu, tendo ouvido falar da fé que entre vós há no Senhor Jesus e do vosso amor para com todos os santos, não cesso de dar graças por vós, lembrando-me de vós nas minhas orações".



· Essa era Éfeso quando ainda cultivava o primeiro amor. E podemos crer que Éfeso não se arrependeu, pois Éfeso, hoje está em ruínas, e todo território que eles testemunharam, hoje está entregue ao islamismo.



No v. 6, Jesus condena o nicolaitismo ( vencer, conquistar o povo ) que começa a se formar na igreja.



· O clero se investe de uma autoridade que o Espírito Santo nunca deu.



· Não existe distinção entre leigos e clero. A igreja toda é reino de sacerdotes ( 1Pe 2:9; Ap 1:6 ). Nós todos devemos ser sacerdotes do Deus vivo. Obs: A diferença que há, é que existe os dons exercidos na igreja.



· Essa idéia de que o povo não entende da Palavra e que só alguns tem essa capacidade, é obra de nicolaíta, isso é usar da liderança para dominar o povo. Essas são as duas raízes da apostasia ( a perda do primeiro amor e o nicolaitismo ) que ao invés de serem arrancadas, foram cultivadas e permanecem na igreja até hoje.



E no v.7 a promessa.



· Quando o homem pecou, foi proibido a ele comer da árvore da vida, pois ela perpetuaria a condição de pecador. Não haveria a chance da salvação. Essa é a promessa ao vencedor, a devolução dessa condição, e com ela a vida eterna.



Carta à Igreja em Esmirna - Ap 2:8,11


"Ao anjo da igreja em Esmirna escreve: Isto diz o primeiro e o último, que foi morto, e reviveu: Conheço a tua tribulação e a tua pobreza (mas tu és rico), e a blasfêmia dos que se dizem judeus, mas não o são, porém são sinagoga de Satanás. Nada temas das coisas que hás de padecer. Eis que o diabo está para lançar alguns de vós na prisão, para que sejais provados; e tereis uma tribulação de dez dias. Sê fiel até a morte, e dar-te-ei a coroa da vida. Quem tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas: O que vencer de modo algum sofrerá o dano da segunda morte."



· Esmirna é a igreja sofredora, perseguida pelo império romano, que vai do ano 100 até o ano 312 na história.

· Esmirna significa amargo, amargura. Mas a raiz da palavra vem de mirra, que era um dos componentes que servia para embalsamar os mortos (Jo 19:39). Mirra era um perfume feito de uma planta cujo processo para tirar o perfume era esmagando a planta. E enquanto os nossos irmãos de Esmirna eram esmagados, pela pressão do Império Romano, era o bom perfume de Cristo que era exalado. Quanto mais a igreja era perseguida, mais ela crescia.



No v 8, Cristo se apresenta à igreja sofredora, lembrando a ela, que ele também esteve morto, mas venceu a morte e hoje vive. Mencionando Sua morte e garantindo que esta vivo, o Senhor Jesus está animando aqueles cristãos que estavam sofrendo tanto em Seu Nome.



No v 9, Cristo fala da tribulação que Esmirna passava, e tribulação quer dizer ser apertado pelos dois lados. E eles eram literalmente apertados pelos pagãos e pelos judeus. "Conheço a tua pobreza" se refere à pobreza material provocada pelos saques e perseguições que muitas vezes os impedia até de terem emprego.

"Mas és rico" ; os valores de Deus são opostos aos do mundo 2Co 6:10 eles não tinham riqueza material, mas tinham poder espiritual. Em Esmirna havia uma colônia judaica muito forte, e eles receberam do imperador licença de operarem como religião ao passo que o cristianismo era clandestino. "E a blasfêmia dos que se dizem judeus e não o são", pois aos olhos de Deus, Israel é aquele que crê no messias. Rm 2:28,29 -"Porque não é judeu aquele que o é exteriormente, nem é circuncisão a que é exteriormente na carne. Mas é judeu aquele que o é interiormente, e circuncisão é a do coração, no espírito e não segundo a letra; cujo louvor não provém de homens, mas de Deus". Rm 4:12- "Bem como se fosse pai dos circuncisos, dos que não somente são da circuncisão, mas também dos que andam nas pisadas daquela fé que teve nosso pai Abraão, antes de ter sido circuncidado". Não há nessa carta nenhuma repreenção, pois no sofrimento é que o caráter é moldado. Jesus conhecia a tribulação. As perseguições que eles sofriam, eram terríveis. Eles perdiam tudo, eram martirizados, mas Jesus conhecia suas lutas e a sua pobreza. Eles eram ricos em tesouros que não se pode perder, pobreza material e poder espiritual. 2 Co 6:10 -"Como entristecidos, mas sempre nos alegrando; como pobres, mas enriquecendo a muitos; como nada tendo, mas possuindo tudo".



No v 10, Jesus,estava informando que não ia livra-los do diabo e que eles poderiam até morrer; mas disse também: não temas. Ef 6 - A nossa luta não é contra o sangue e a carne, e sim, conta as forças espirituais do mal ....

Deus lhe diz para não temer! Ele não diz que vai livra-los das preseguições.

Pelo contrário, o texto mostra que houve muito sofrimento.

Quando Deus nos ordena algo, Ele nos capacita, e na história vemos os cristãos morrendo das formas mais horríveis sem nenhum temor.

· Era um testemunho tão forte, que muitos, nas arquibancadas se convertiam. Este testemunho causava tal impacto, que quanto mais pessoas morriam nas perseguições, mais o cristianismo crescia. Por isso não há nenhuma repreensão a essa igreja, pois não havia lugar para falsos cristãos.

· Seguir a Jesus implica em sofrer. Jesus disse que se o grão de trigo não cair na terra e morrer, não dá frutos; mas se ele morrer dá muitos frutos. Todos que quiserem viver de acordo com a palavra serão perseguidos.



Nesta carta há duas exortações para os que sofrem por causa do Nome de Jesus:



"Não Temas" ... Rm 8:35-37 - "Quem nos separará do amor de Cristo?, a tribulação, ou a angústia, ou a perseguição, ou a fome, ou a nudez, ou o perigo, ou a espada? Como está escrito: Por amor de ti somos entregues à morte o dia todo; fomos considerados como ovelhas para o matadouro. Mas em todas estas coisas somos mais que vencedores, por aquele que nos amou". Is 43:1 - "Mas agora, assim diz o Senhor que te criou, ó Jacó, e que te formou, ó Israel: Não temas, porque Eu te remi; chamei-te pelo teu nome, tu és meu".



"Sê Fiel ...." Hb 12: 7,8 - "É para disciplina que sofreis; Deus vos trata como a filhos; pois qual é o filho a quem o pai não corrija? Mas se estais sem disciplina, da qual todos se tem tornado participantes, sois então bastardos, e não filhos".



"Tribulação de dez dias..." Dez dias aqui, podem não significar exatamente dias de 24 horas. O mais provável seja o de que satanás teria um limite para atuar. Alguns acontecimentos dentro deste período envolvem o número 10:



· - por 10 vezes nestes 2 séculos, os imperadores romanos decretaram leis permitindo a livre perseguição aos cristãos;



· - pode referir-se aos 10 anos do reinado de Diocleciano, o mais atroz dos imperadores romanos quanto aos cristãos;



· - também podem se referir aos 10 imperadores que mais perseguiram o povo de Deus. Nero, Domiciano, Trajano, Adriano, Severo, Maximiniano, Décio, Valeriano, Aureliano e Diocleciano.



Mas o que Deus deixou claro, foi que satanás promoveria uma grande perseguição aos cristãos, mas que isso teria um tempo determinado. E também que eles seriam recompensados com o galardão para os mártires, a coroa da vida, e que teriam a vida eterna.



"Coroa da vida ..." Trata-se de um galardão. Somente os que tem vida em Jesus Cristo são candidatos às coroas.





No v 11, Ele nos promete: "O que vencer, de modo algum sofrerá o dano da segunda morte". "Segunda morte", a morte eterna no lago do fogo (Ap 20:14)

Quem nasce duas vezes (Nascimento físico e nascimento espiritual), morre uma vez (morte física); mas quem nasce uma vez só, (nascimento físico), morre duas vezes (Morte física e morte eterna espiritual). Vale a pena lembrar que a definição bíblica de morte, não é a de extinção, mas a de separação de Deus.

Rm 8:18 - "Pois tenho para mim que as aflições deste tempo presente não se comparam com a glória que em nós há de ser revelada".

A recompensa para essa igreja é que não receberiam o dano da segunda morte, que é depois da morte física, vem o lago de fogo.

Ap 20:14,15 - "E a morte e o Hades foram lançados no lago de fogo. Esta é a segunda morte, o lago de fogo. E todo aquele que não for achado inscrito no livro da vida, foi lançado no lago de fogo".


Carta à Igreja em Pérgamo - Ap 2:12,17

"E ao anjo da igreja que está em Pérgamo escreve: Isto diz aquele que tem a espada afiada de dois gumes: Sei onde habitas, que é onde está o trono de satanás; mas retens o meu Nome, e não negaste a minha fé, mesmo nos dias de Antipas, minha fiel testemunha, o qual foi morto entre vós, onde Satanás habita. Entretanto umas coisas tenho contra ti: Porque tens ai os que seguem a doutrina de Balaão, o qual ensinava Balaque a lançar tropeços diante dos filhos de Israel, induzindo-os a comerem das coisas sacrifícadas aos ídolos, e a se prostituírem". "Assim tens também alguns que de igual modo seguem as doutrinas de nicolaítas. Arrepende-te, pois; ou se não, virei a ti em breve, e contra eles batalharei com a espada da minha boca. Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao que vencer darei do maná escondido, e lhe darei uma pedra branca, e na pedra um novo nome escrito, o qual ninguém conhece senão aquele que recebe".

· A igreja de Pérgamo representa a igreja que vai de 313 a 606 da nossa era.

· Pérgamo pode significar duas coisas, torre ou casamento. Esta igreja foi conduzida a um casamento com o mundo e o paganismo, que na verdade, é um adultério espiritual. Alguns autores chamam Pérgamo de "a Lourdes da antigüidade", pelas romarias que haviam lá.

· Pérgamo concentrava várias coisas do paganismo.

· Em Pérgamo estava o único templo fora de Roma autorizado à adoração do imperador. Lá havia também o grande templo a Zeus Salvador, para sua adoração e também uma torre, em sua honra. Lá também era adorado o deus Escolápios, o deus da cura e medicina simbolizado em forma de serpente. Também haviam cultos babilônicos de adoração à mãe e filho e também a Apolo e Atenas.



“Trono de Satanás (v.13)”. Em Pérgamo há a mudança de tática de Satanás, não mais violenta e ostensiva, mas que sutilmente, provoca a união do paganismo com o cristianismo. Podemos comprovar isso, através da história.



· No início do terceiro século, Constantino oficializa o cristianismo. Era política do Império Romano, absorver as culturas dos povos para fortalecer o império. E o cristianismo estava crescendo, com fibra e determinação. E aos poucos o formalismo religioso tomou lugar da verdadeira espiritualidade. Regimentos de soldados eram batizados por ordem do imperador. A maioria aderia a nova religião do imperador, mas, os que não eram verdadeiramente convertidos, sentiam falta do paganismo. Aí começaram a voltar gradativamente, travestidos de nomes cristãos, entidades e festivais pagãos. E a doutrina bíblica foi aos poucos desaparecendo, dando lugar a um corpo de tradição de homens, baseado no paganismo. Os líderes eram ensinados naquilo e depois passavam para o povo.



· A Igreja se torna estatal, universal, e abrangente. A expressão Sumo Pontífice, vem do imperador, pois além de imperador, ele era também, sumo sacerdote pagão. E em 606 Bonifácio III , se entitulou Bispo Universal (sumo pontifex). Essa nova religião já estava organizada desde 313, mas se consolidou aí.



· A doutrina foi sendo decretada, e foi tomando o lugar da Bíblia. E o dirigente máximo dessa religião também por um decreto foi considerado infalível e igual de autoridade com a Palavra. E outros decretos foram sendo adicionados à palavra como dogmas oficiais, introduzindo essas doutrinas: A simplicidade da revelação bíblica foi substituida por complicados e "misteriosos" credos humanos e pela adoração de criaturas. Rm 1:25


- Em 310 foi introduzido a reza pelos defuntos;

- Em 320 foi introduzido o uso de velas, que é um hábito pagão;

- Em 375 foi instituído o culto aos santos e anjos;

- Em 394 foi instituída a missa;

- Em 431 foi instituída o culto a Virgem Maria;

- Em 500 o uso da roupa sacerdotal ;

- Em 526 a extrema unção ;

- Em 593 a doutrina do purgatório;

- Em 600 os serviços feitos em latim e rezas dirigida a Maria ;

- Em 606 Bonifácio III se declara Bispo Universal, ou Papa;

- Em 706 a obrigatoriedade de se beijar os pés do Bispo Universal;

- Em 786 foi introduzida a adoração a imagens e relíquias;

- Em 850 foi introduzido o uso da água benta;

- Em 890 o culto a José;

- Em 993 a canonização dos santos;

- Em 998 o jejum as sextas feiras e na quaresma;

- Em 1003 foi instituída as festas dos fiéis defuntos;

- Em 1079 foi decretado o celibato sacerdotal por decreto de Bonifácio VII, para que os herdeiros não desviem as possessões da igreja;

- Em 1076 o dogma da infalibilidade da igreja;

- Em 1090 a invenção do rosário;

- Em 1184 instituição da Santa Inquisição;

- Em 1190 a venda de indulgências;

- Em 1200 o pão da comunhão foi substituído pela hóstia

- Em 1215 criou-se a confissão ;

- Em 1215 o dogma da transubstanciação;

- Em 1220 a adoração da hóstia;

- Em 1229 a proibição da leitura da Bíblia pelos leigos;

- Em 1245 o uso de sinos na missa;

- Em 1316 a instituição da reza Ave Maria;

- Em 1414 a eliminação do vinho na comunhão;

- Em 1439 a doutrina do purgatório;

- Em 1508 a Ave Maria oficialmente aprovada;

- Em 1517 começa a reforma;

- Em 1545 a doutrina que equipara a tradição com a Bíblia;

- Em 1600 a invenção dos escapulários;

- Em 1854 dogma da imaculada concepção de Maria;

- Em 1864 condenação da separação da igreja do estado;

- Em 1870 foi declarada a infalibilidade papal por Pio IX;

- Em 1950 o dogma da ascensão de Maria;

- Em 1965 Maria é proclamada a Mãe da igreja;


Nenhuma dessas doutrinas tem base bíblica. O paganismo invadiu oficialmente o cristianismo e contaminou. Por isso Jesus se apresenta como a espada afiada de dois gumes, que é a Palavra de Deus. Lembrando que a apresentação, é o remédio e o juízo começa pela casa de Deus. Só a Palavra podia curar, porque a Palavra divide alma de espírito, coisas sutis e divide junta de medula, coisas grosseiras. Nessa época a Bíblia estava fora da mão do povo. A igreja cometeu o mesmo erro de Israel: a adoração de ídolos e a união com o mundo. Balaão é citado para deixar isto bem claro. Para comportar o grande número de pessoas que agora iam às igrejas, começou-se a usar os templos pagãos. Os ídolos e os festivais do paganismo, para satisfazer os pagãos acostumados a eles, foram sendo reintroduzidos agora com nomes cristãos.



O trono de satanás estava lá, e Deus avisava para que ficassem atentos às imitações, pois ele sabia que iriam aparecer. Mas também haviam pessoas que conservavam o nome do Senhor, e guardavam a fé.



Antipas, significa contra todos. Ele se levantou contra todos e contra todas as doutrinas que foram aparecendo. Acabou morrendo, assim como todos os que seguiram suas pisadas.



E as figuras mostradas nessa carta nos provam a entrada do paganismo na igreja (v.14). A história de Balaão é mostrada em Nm 22 a 25. Ele era um falso profeta contratado pelo rei, e revelou ao rei como desviar o povo de Israel. E na sua sabedoria de homem, que julgava a Deus pelos seus valores, achava que Deus iria destruir o povo. Mas ele desconhecia a graça de Deus.



Deus foi justo quando condenou o pecado, mas foi justificador quando perdoou o pecador. Mas Deus não deixou de disciplinar o povo.



Nm 25:1,3 - "Ora, Israel demorava-se em Sitim, e o povo começou a se prostituir com as filhas de Moabe, pois elas convidaram o povo aos sacrifícios dos seus deuses; e o povo comeu e inclinou-se aos seus deuses. Porquanto Israel se juntou a Baal Peor, a ira do Senhor se acendeu contra ele". Era o que acontecia em Pérgamo.



Nm 31:15,16 - "e lhes disse: Deixastes viver todas as mulheres? Eis que estas foram as que, por conselho de Balaão, fizeram com que os filhos de Israel pecassem contra o Senhor no caso Peor, pelo qual houve a praga entre a congregação do Senhor".



· Isso foi o mesmo que aconteceu em Pérgamo (v.16).



O v.15 fala dos nicolaítas ( nicolaitismo = investidura pelo clero de uma autoridade que o Espírito Santo NUNCA deu, para vencer e conquistar o povo), que se em Éfeso eram obras, em Pérgamo já era doutrina, e era ensinado.

Por isso Deus falava do arrependimento, mudança de direção. E a Espada que leva palavra de arrependimento, conversão, novo nascimento, é a mesma que irá julgar. Jo 12:48- "Quem me rejeita, e não recebe as minhas palavras, tem quem o julgue; a palavra que tenho pregado, essa o julgará no último dia".

A espada de dois gumes usada como instrumento de juízo não é fácil, e terrível coisa é cair nas mãos do Deus vivo. E o resultado do não arrependimento, foi a perda de doutrinas maravilhosas, por falta de fidelidade a palavra, e a troca por doutrinas de homens.



A recompensa aos vencedores dessa igreja, é o maná escondido. E o maná é o Pão Vivo, que desceu do céu, Jesus, e com ele podemos até habitar onde está o trono de Satanás, que seremos alimentados, pelo pão escondido, que o mundo não vê. E a pedrinha branca, no contexto da época significava aceitação, e a pedra preta rejeição, e era usada em votações. E quando Jesus diz uma pedrinha branca e com o nome, ele está dizendo que pertence a ele. O mundo rejeita, mas ele aceita. E o nome novo, e só os que tem Jesus serão chamados por esse novo nome. O nome novo significa intimidade.




Nestas 3 primeiras cartas, o Senhor falou à toda igreja, e o apelo para "ouvir" o que o Espírito diz às igrejas, é feito antes da promessa ao vencedor.



Nas próximas 4 cartas, o apelo vem depois da promessa, indicando que Deus não mais espera ser ouvido por toda a igreja, e que os vencedores formam um remanescente e não a igreja como um todo. Esta inversão, assinala a passagem dos tempos históricos, para os tempos atuais. Note o V26 - "Ao vencedor e ao que guardar até o fim. De Tiatira em diante, apenas um pequeno grupo forma a verdadeira igreja.


Carta à igreja em Tiatira - Ap 2:18,29

"E ao anjo da igreja de Tiatira escreve: Estas coisas diz o filho de Deus que tem seus olhos como chamas de fogo, e os pés semelhante ao bronze polido: Conheço as tuas obras, o teu amor, a tua fé, o teu serviço, a tua perseverança, e as tuas últimas obras; mais numerosas que as primeiras. Tenho porém contra ti o tolerares que essa mulher, Jezabel, que a sí mesma se declara profetisa, não somente ensine, mas ainda seduza os meus servos a praticarem a prostituição e a comerem coisas sacrificadas aos ídolos. Dei-lhe tempo para que se arrependesse; ela, todavia não quer arrepender-se da sua prostituição. Eis que a prostro de cama, bem como em grande tribulação os que com ela adulteraram, caso não se arrependam das obras que ela incita. Matarei os seus filhos, e todas as igrejas saberão que Eu sou aquele que sonda mente e corações. Darei a cada um de vós segundo suas obras. Digo, todavia, a vós outros, os restantes que estão em Titara, a tantos quantos não tem essa doutrina, e não conheceram, como eles dizem, as cousas profundas de Satanás: Outra carga não vos porei. Mas o que tendes, retende-o até que eu venha. Ao vencedor, e ao que guardar até o fim as minhas obras, eu lhe darei autoridade sobre as nações. E com cetro de ferro as regerá, e as reduzirá a pedaços como se fossem objetos de barro; Assim como também Eu recebi de meu Pai, dar-lhe-ei ainda a estrela da manhã. Quem tem ouvidos ouça o que o Espírito diz as igrejas."



· A união do cristianismo com o paganismo que se iniciou em Pérgamo, se oficializou em Tiatira, e ficará até o final.



· Tiatira significa sacrifícios intermináveis, sacrifícios de perfume. Simboliza o obscurantismo.Em contraste com o livro de Hebreus que diz, que com um único sacrifício, Jesus ofereceu para sempre a sua vida para resgatar os perdidos. Esta igreja representa na história da igreja, o período que vai de 606 até o 15o século, é a característica de Tiatira, mas permanece até o final. Foram mil anos, o período que foi chamado pela história de séculos negros, a idade das trevas. Veremos agora a divisão que existe a partir de Tiatira. Até então, Jesus andava no meio das igrejas e falando a todas. Mas a partir de Tiatira, os vencedores formam um remanescente, e é com eles que Jesus vai falar.



Ele propõe uma posição nova, fora dessa grande corrente que se chama cristianismo. E só a essa igreja Jesus fala: "ao que guardar até o fim", um pequeno grupo. Pois nos dias de hoje o mundo cristão não pode ser considerado uma unidade. O que o mundo chama de igreja não é a igreja que Deus vê.



No v.18 - Filho de Deus - É um novo título que é dado a Jesus em sua apresentação. Este título se fez necessário para a reafirmação da divindade do Senhor Jesus, tendo em vista que os homens estavam fazendo das criaturas, o objeto de sua adoração ( Maria e os santos); essa igreja precisava se lembrar dessa expressão, Filho de Deus.



Reafirmar a divindade de Jesus Cristo, e a sua posição de único redentor e único mediador entre Deus e os homens, era de absoluta urgência nesse momento 1Tm 2:5. Foi preciso que Jesus nascesse de mulher da raça humana para que realmente pudesse ser homem completo e receber em Si o castigo destinado ao homem. Mas foi DEUS que deu SEU FILHO na cruz.

Is 9:6 ; Jo 3:16 ; Mt 3:16 e Jo 2:3.



E reforçando a idéia de que era uma chamada de atenção, as características para essa igreja são as de Juiz. O bronze na Bíblia, sempre está associado à juizo Ex 27:1,2.



v.19 - Mas havia naquele meio, pessoas salvas, com uma fé viva em Jesus Cristo.



v.20 - Jezabel - O fato desta mulher se chamar Jezabel, e a descrição de suas ações, indica que o espírito que agiu em Tiatira, é o mesmo que muito tempo antes, agiu na esposa do rei Acabe (1Re 16 e 2Re 9). A Jezabel do VT, era sacerdotiza de Baal, protetora dos falsos profetas, perseguiu e matou quase todos os profetas de Deus. Introduziu a imoralidade e o paganismo em Israel.

Jezabel é o símbolo de corrupção, imoralidade e idolatria.



V.21 - A paciencia de Deus durou muitos anos. Durante este tempo (idade média), porém, havia pequenos grupos como os Valdenses, Albigenses, Huguenotes, Anabatistas e outros que não acompanharam esta apostasia, e foram terrivelmente perseguidos. Isto durou até o século 16, quando começou a Reforma.



"Não quer arrepender-se" - este sistema ainda se encontra em nosso meio e não ha sinais de arrependimento.

v.22 - A palavra "cama" significa cama de doente, leito.

v.23 - Jesus diz que destruirá Jezabel e seus filhos, é a segunda morte aos que a seguem. E a seguir palavras de juízo.

v 24 - "Os demais" - um grupo dentro da igreja em Tiatira. Jesus chama a doutrina desta apostasia de "cousas profundas de satanás".



Até Tiatira se falava da igreja como um todo, agora é a primeira vez que se fala para um grupo, e para eles, Deus promete não jogar mais carga.



v. 25 - "Conservai o que tendes". Neste período em que a Bíblia estava fora das mãos do povo, eles deviam guardar o pouco que tinham conseguido conhecer da sã doutrina bíblica.

v. 26,27 - Jesus divide sua autoridade com a igreja Ap 12:5; Sl 2:7-9

v. 28 - "Estrela da Manhã" É o Senhor Jesus Cristo no arrebatamento. Quanto mais densas as trevas, mais rapidamente aparecerá a Estrela da Manhã Ap 22:16 .



Nota: Principado de Jezabel - Jezabel significa sem coabitação, e este principado busca o controle. Em 1Re 16:29; 21:25 e 1Tm 4:1,2, Jezabel é citada e mostra a atuação deste principado. Na batalha contra este principado, é necessário se proteger contra o espírito de medo e de desânimo.

(2Re 9:30 => morte de Jezabel).


Carta à igreja em Sardes (o que resta ) - Ap 3:1-6

"Ao anjo da igreja em Sardes, escreve: Estas cousas diz aquele que tem os sete espíritos de Deus e as sete estrelas: Conheço suas obras, que tens nome de que vives e estás morto. Sê vigilante e consolida o resto que estava para morrer, porque não tenho achado íntegras as tuas obras na presença do meu Deus. Lembra-te, pois, de como tens recebido e ouvido, guarda-o e arrepende-te. Porquanto, se não vigiares, virei como ladrão, e não conhecerás de modo algum em que horas virei contra ti. Tens, contudo, em Sardes, umas poucas pessoas que não contaminaram as suas vestiduras e andarão de branco junto comigo pois são dignas. O vencedor será assim vestido de vestiduras brancas, e de modo algum apagarei o seu nome do livro da vida; pelo contrário confessarei o seu nome diante do meu Pai e diante dos seus anjos. Quem tem ouvidos ouça, o que o Espírito diz às igrejas."



· Essa carta está escrita as igrejas que saíram de Tiatira, como filhas que ainda herdaram o mesmo “Sistema Religioso”, embora a Palavra de Deus, se tornou seu maior tesouro. Idolatrava-se os mortos, mas agora os vivos, e o anti-semitismo ainda aparece e dificulta chegar em Filadélfia.

· É a expressão da Igreja de 1520, e que irá até o final.

· Sardes quer dizer, o que sobrou. É muito provável que esteja se referindo ao v.24 da carta de Tiatira. Jesus não acha nenhum prazer neste sistema.

· A carta já começa com uma repreensão, e esta igreja não é recomendada em nada.

· Em 1517, Deus levantou um homem chamado Lutero, que se opôs a idolatria e ao paganismo. Fez este, uma lista e a pregou na porta de uma capela. Uma das verdades contidas nessa carta era que o justo viverá pela fé, confrontando doutrinas da época como as indulgências, que se esqueciam de que a salvação vem pela graça de Deus. Mas isso durou pouco. Lutero, que hoje é até quase adorado por alguns, caiu em muitos enganos.



· E agora Satanás usou outra tática, atacou a doutrina. Dividiu o povo de Deus em centenas de doutrinas, na interpretação bíblica, e conseguiu fazer as maiores divisões. E a igreja que estava revivendo, quase morre novamente, porque vive em clima de guerra com os próprios irmãos. Voltou a confiar em doutrinas de homens. E se Deus podia falar a igreja católica, que conhecia suas obras, o seu amor, a sua fé, não há uma palavra de elogio.



v 1 - A mensagem a igreja em Sardes já começa tremendamente triste e dura.



Para esta igreja o espírito falou do Filho de Deus, adicionando um título que não estava no 1o capítulo; "Aquele que tem os sete Espíritos de Deus". É urgente e absolutamente necessário lembrar que Jesus tem o Espírito Santo em Sua manifestação total (Is 11:2,3), porque esta igreja engessou a ação completa do Espírito dada em Pentecostes. Ela pode até falar que crê no Espírito, mas não dos Sete Espíritos de Deus. E este é o remédio para essa igreja morta. É Jesus dizendo que a igreja pode voltar para ele. No começo ele conservava na mão, agora ele diz que tem. E conservar é muito mais forte que ter.



Quando Jesus diz: "tens nome de que vives, mas estás morto", fala do movimento, e atividades de uma igreja que protesta, contende, tantas atividades e programações no meio protestante, que precisa ser perguntado para que isso está servindo, se está levando a um crescimento espiritual. As atividades são tão intensas, que não se tem tempo para ter intimidade com o Deus de Israel.



Repare na vida de Jesus, ele nunca estava correndo, mas nunca estava parado, sua vida era serena. Quando nós colocamos na frente as atividades, não o que Deus espera que façamos, mas as nossas vontades, nós nos cansamos. Mas quando fazemos o que a Palavra manda, na frente, não há esse cansaço. Há uma restauração do Espírito.



A capacidade de criarmos atividades, nos engana com respeito à ter vida com Deus. Inventar todo o tipo de programas para atrair a atenção de crianças e de jovens para a igreja é perigoso. Jesus tem que ser o atrativo principal.



A repreensão é tão drástica porque o problema de Sardes é muito grave e difícil de ser percebido pelos seguidores do sistema: O pior problema nesse protestantismo, é a concordância mental com a Palavra, com as verdades bíblicas, mas sem nenhuma intenção de pratica-las, sem o despertamento espiritual para viver o dia a dia, destas verdades.



Tem muitos protestantes nascidos no evangelho, que acham que são salvos e não nasceram de novo. (V.1)



O protestantismo tem o conhecimento da Palavra, e por isso muitos estão tristes por não poderem exercer domínio sobre a vontade para seguirem o caminho de Deus, abandonando maus hábitos, vícios, problemas, e maledicências, pois a carne sente prazer.



v 2 - Deus confiou à Reforma, o dever de mostrar a sã doutrina da Bíblia a um mundo em trevas. Quase cinco séculos depois, muitas igrejas se isolaram em suas revelações particulares com Deus. A cada verdade que ia sendo despontada, o grupo que a tinha recebido se isolava como ilha em um arquipélago, como clubes numa cidade, e nunca foi a intenção de Deus criar denominações, retalhar o corpo de Cristo. Isso engessou tanto a ação de Deus, que só agora, neste século a Igreja pôde conhecer mais sobre o arrebatamento. Ainda, existem grupos que discutem se vai haver ou não milênio. É essa a tática de Satanás, atacar com meia-verdade.



Comer para Crescer, Jesus disse que quem dele se alimenta, por ele viverá.

A Igreja precisa crescer e amadurecer, até a plenitude da estatura de Cristo, O Noivo.



v 3 - Sardes recebeu muito, mas é infiel. A Reforma trouxe de volta as doutrinas bíblicas para a luz, mas logo se formou grupos denominacionais feitos por homens. Os padrões do mundo, a babilônia material, a babilônia pessoal, a velha tradição, as fábulas, a genealogia sem fim, etc, devem ser abandonadas.



v 4 - Sardes quer dizer, o que restou, e Jesus diz que restam umas poucas pessoas que não contaminaram as suas vestiduras. O pecado no meio protestante é muito sutil, pensa que é, e não é; porque doutrinas de homens invadiram o protestantismo, que diz que tem a Bíblia de volta. O livro do Apocalipse, usa linguagem do antigo testamento para falar com a igreja. Em Nm 19:13, fala que quem tocasse em cadáver estava cerimonialmente impuro, e tinha que sair do arraial, e ser purificado. E no v.4, são poucos que não contaminaram suas vestiduras.



É muito dura a separação do mundo, é perder a glória dos homens. Muitas vezes a obediência a Palavra vai trazer críticas e corte de amizades. Mas não tenha medo, pois você vai andar de branco junto com Jesus. Só que para isso temos que nos separar do mundo (2Co 6:11,18 e 2Co7:1)

Vestidos brancos na Bíblia significam:



- A justificação dada por Deus;

- As obras de justiça que o salvo faz pelo Espírito Santo Ap 19:7,8



v 5 - No fim Jesus diz que não apagará o nome, dos vencedores, do livro da vida. É completa a segurança de vida eterna aos salvos.



Vendo em Dt 32 e Sl 69:28, Jesus morreu por todos os homens, e seus nomes estão escritos, mas aos poucos vão sendo apagados (Ex 32:33).



E é isso que falta para igreja de Jesus, aqueles que olham firme para Jesus, e as vezes, a custa da própria vida, eles fariam a sua vontade. Mas o que nós vemos é que a maioria segue a forma externa, mas desses há sempre os vencedores.



Sempre que a igreja tomou essa forma, haviam grupos de verdadeiros cristãos. Mas essa maioria que forma a igreja externamente, tem apenas uma vida religiosa, que não é vida com Deus. Uma vida sem testemunho. Não há alegria genuína que vem do Senhor, diante de qualquer circunstância. E essa alegria só o novo nascimento pode trazer.


Carta à igreja em Filadélfia - Ap 3:7,13

"Ao anjo da igreja em Filadélfia escreve: Estas coisas diz o santo, o verdadeiro, aquele que tem a chave de Davi, que abre e ninguém fechará, e que fecha e ninguém abrirá: Conheço as tuas obras - eis que tenho posto diante de ti uma porta aberta, a qual ninguém pode fechar - que tens pouca força, entretanto guardaste a minha palavra, e não negaste o meu Nome.

Eis que farei que alguns que são da sinagoga de Satanás, desses que a si mesmos se declaram judeus, e não são, mas mentem, eis que os farei vir e prostar-se aos teus pés, e conhecer que Eu te amei. Porque guardaste a palavra da minha perseverança, também Eu te guardarei da hora da provação que há de vir sobre o mundo inteiro, para experimentar os que habitam sobre a terra. Venho sem demora. Conserva o que tens, para que ninguém tome tua coroa. Ao vencedor, fa-lo-ei coluna no santuário de meu Deus, e daí jamais sairá; gravarei também sobre ele o nome de meu Deus, o nome da cidade de meu Deus, a nova Jerusalém que desce do céu, vinda da parte do meu Deus, e o Meu novo Nome. Quem tem ouvidos ouça o que o espírito diz às igrejas."



· “Filós” quer dizer amor, e “adelos” quer dizer irmãos, a igreja do amor dos irmãos ou Igreja do amor Fraternal.



Muitos concordam que essa igreja descreve uma época que iniciou em cerca de 1750 e que irá até o arrebatamento. Em 1750 explodiu novamente a obra missionária que estava parada, desde o terceiro século, foi o que se chama na história da igreja, o moderno movimento missionário. O movimento missionário começou no Éden, Adão e Eva foram os primeiros a ouvir, e o primeiro missionário foi O Senhor.



Destacamos, aqui, três nomes, Willian Carrey, Robson Taylor e Cameron Thousend, que é contemporâneo nosso. Ele veio para Guatemala,aprendeu o espanhol, e achou que ia evangelizar toda a Guatemala. De repente, ele descobriu que mais da metade da Guatemala não falava o espanhol, mas línguas indígenas. E quando um índio perguntou a ele, porque o Deus dele não podia falar na língua dele, Thousend fundou o instituto Whicliff de tradução, e daí começou a se pensar naquilo que se chamavam de povos ocultos, Essa é a verdadeira igreja Filadélfia. Mas muito especialmente, a carta à igreja em Filadélfia, representa a igreja que subirá no arrebatamento. Diante de uma época, em que o falso e o impuro seria o comum, a ponto de as famílias se acostumarem, essa acomodação com o mundo que Satanás prepara para que o Anti-Cristo venha reinar, Jesus se apresenta como o Verdadeiro e o Santo.



v 7 - "O Santo, o Verdadeiro". Desde que não há repreensões para esta igreja, a apresentação de Jesus nestes termos de santidade e verdade indicam o caminho para esta igreja que vive nos últimos tempos. Tempos de grande impureza e de mentiras II TM3:1-13; Lc17:26-30.



"Sêde santos, porque Eu sou santo" é a palavra de ordem desde o Velho Testamento. Santidade começa com o que a pessoa É, e se manifesta no que ela FAZ.



"Chave de Davi" => significa autoridade. Chave é autoridade, e chave de Davi, também fala do Reino que Jesus vem implantar. Os termos dessa carta mostra o breve tempo que esta igreja vai ter que esperar, para o retorno de Cristo.



No v 8 - Jesus fala de uma porta aberta, e essa terminologia pode significar as grandes missões organizadas (1Co 16:8,9). E quando Ele abre ninguém fecha, e é impressionante pensar que onde o evangelho mais cresce, é onde ele é proibido.



· A força de Filadélfia era a fraqueza, pois a força se aperfeiçoa na fraqueza. Os irmãos morávios, um grupo pequeno de cristãos, que depois de seu líder ter sido queimado vivo por um decreto do Concílio de Constança, foram abrigados na Saxônia por um nobre. E fizeram uma aldeia, nas terras desse nobre, e em oito anos, mandaram missionários para os cinco continentes. Não foi pela força. A força de Filadélfia, não está no dinheiro, propriedades, prestígio humano, mas ela vem da GRAÇA DO SENHOR ( II Co.12:9 ).



· Continuando, Jesus afirma que essa igreja guardou a palavra, que Satanás tenta deturpar. A igreja católica adicionou coisas a ela, o protestantismo negligenciou-a, e o mundo a rejeita. Mas essa igreja ama, lê e medita na palavra. "Não negar o Nome de Jesus" é testemunhar da Pessoa e da Obra de Jesus Cristo com a vida.



No v 9 - Jesus usa a mesma expressão que usou para a igreja de Esmirna, "Sinagoga de Satanás", porque, no momento em que a igreja se levanta, Satanás se opõe a ela. E quando Jesus voltar, estes sistemas serão revelados e julgados, e a igreja será glorificada (Ef 2). "Eu te amei", Cristo está falando para a Sua noiva - a igreja desposada e que será glorificada na Sua volta, à vista de todos os seus opositores.



v 10 - Esta é uma passagem que confirma plenamente que o arrebatamento será ANTES da tribulação. "Porque guardaste a palavra da minha perseverança", ou seja, uma igreja que guarda, crê e observa só a palavra de Deus. Hoje, guardar a sã doutrina é uma coisa muito difícil, pois a cada dia surgem novas doutrinas. Se não formos profundos conhecedores da palavra, seremos enganados. Também,"eu te guardarei da hora", essa palavra da, é a palavra “EK” que no grego significa, para fora de, sendo usada aqui significando que seremos guardados DA hora ( e não NA hora ).

Significa que Jesus vai tirar Sua noiva para fora do mundo preservando-a da tribulação. "Os que habitam sobre a terra", os que habitam na terra são os incrédulos, pois os salvos são peregrinos e forasteiros ( I Pe 2:11 ) .

O apocalipse usa umas seis vezes, essa expressão os que habitam nesse mundo, até para mostrar os adoradores da besta (Ap 13:7,8). O povo de Deus pertence a outro mundo. A tribulação, tirará dos incrédulos, qualquer possibilidade de fingirem o que não são. E só a essa igreja, Jesus promete voltar logo, pois essa igreja o espera.



v 11 - Fala para que tome cuidado para não perder o seu galardão (2Jo 8 ; Lc 19:12-26). Em nenhum momento foi falado que se perdia salvação, mas sim para que se receba completo galardão. Se fosse possível perder salvação, não precisava de disciplina, não existiriam pessoas salvas como que pelo fogo, mas Paulo diz: "eu entrego meu corpo a Satanás para que o espírito seja salvo no dia de Cristo".



Em 1Co 11:31 diz: "temos que nos disciplinar, senão Deus nos disciplina para não sermos condenados com o mundo."



O pecado não é maior que o sangue da aliança, e alguém que nasce de novo tem um espírito novo, e o espírito não peca. Se o espírito pudesse pecar, poderia se perder salvação, mas o espírito não peca. O que peca é a alma, porque ela pode seguir a velha natureza. Aí Deus entra com a sua disciplina, e ela pode ser, enfraquecimento, doença ou morte.



No v.11 está se falando de galardão. Em Lc 19:12,26, pode-se falar que é uma comparação com o reino, se um não faz, tem quem faça no lugar dele. Cuidado para que ninguém te tome a tua coroa.



· Isso mostra que podemos perder galardões, e não salvação.



v 12 - Jesus promete aos vencedores que os fará coluna no santuário E essas colunas são pessoas de liderança na igreja, trazendo responsabilidade aos que recebem, mas é de acordo com o que fazemos aqui.



"Gravarei o Nome do meu Deus", fala da possessão eterna de Deus na vida dos que nasceram de novo, tem o selo do Espírito Santo.



"...da Nova Jerusalém" fala de cidadania eterna ( Ap 21: 9-10) a identificação da Noiva ( a igreja ) com a cidade eterna.



"...O Meu novo Nome" . Como os nomes de Deus, sempre revelam um atributo ou característica de Sua Pessoa, significa que o novo Nome descreverá algum aspecto do Senhor Jesus que não é possivel de entendermos aqui. Mas com o corpo glorificado, teremos na testa o novo nome de Jesus.


Carta à igreja em Laodicéia - Ap 3:14-21

"Ao anjo da igreja em Laodicéia escreva: Estas cousas diz o Amém, a testemunha fiel e verdadeira, o princípio da criação de Deus: Conheço as tuas obras, sei que não és nem frio nem quente. Quem dera que fosse frio ou quente! Assim, porque você é morno, nem frio nem quente, estou a ponto de vomitar-te da minha boca.Você diz: Estou rico, adquiri riquezas e não preciso de nada. Não sabes que tu és infeliz, sim, miserável, pobre, cego e nu. Aconselho-te que de mim compres ouro refinado pelo fogo para que se torne rico, vestiduras brancas para te vestires, a fim de que não seja manifesta a vergonha da tua nudez, e colírio para ungires os teus olhos, a fim de que vejas. Repreendo e disciplino aqueles que amo. Sê, pois, zeloso, e arrepende-te. Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa, e cearei com ele, e ele comigo.

Ao vencedor dar-lhe-ei sentar-se comigo em meu trono, assim como eu também venci e sentei-me com o meu Pai em seu trono. Quem tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas."



· Laodicéia é formada por duas palavras: Laos - povo e Diceia - opinião ou costume ou voz. Laodicéia = voz do povo



· Nesses últimos tempos quem não está em Filadélfia, está em Laodicéia, com suas críticas e opiniões.



· É a igreja apóstata que anda junto com Filadélfia. Enquanto Fialdélfia está preocupada com Cristo, Laodicéia está ocupada consigo mesma.



· A opinião, o costume, a crítica, a voz do povo substitui a opinião, o costume, a crítica, a voz do Espírito Santo.



· Jesus está do lado de fora dessa igreja, não há lugar para ele lá dentro, mas o amor de Deus é inesgotável, e ele está batendo, e apresentando o remédio, até a última hora.



· Nesta carta Jesus se apresenta como o Amém ( II Co 1:20 ).

· A mensagem às igrejas chega ao fim, e Jesus é a verdade final.

· Laodicéia encerra as mensagens para a igreja, como exortação, e como chamada.



· Amém também significa em verdade, e por vinte e cinco vezes o evangelho de João usa essa expressão. O Amém fixa a declaração.



· A testemunha fiel e verdadeira: só Jesus é fiel e verdadeiro. Quando Jesus volta lá em Ap 19, esses títulos são usados, tudo que é fiel e verdadeiro contrastando com tudo que há de impuro, falso.



· Jesus é também o soberano da criação de Deus, pois dele é toda primazia (Cl 1:15,18; Ap 21:6). E Laodicéia já havia recebido a mensagem de que Jesus era o princípio e o fim (Cl 4:15,16).



Os versículos 15 e 16, mostram os 3 estados espirituais:



* Frio - os que são totalmente contrários a Deus. os que não tem vida;
* Quente - o salvo fervoroso;
* Morno - os que não concordam com os "frios" mas também não participam com os "quentes".


Morno são "religiosos", mas ignoram o Senhor Jesus. Esta indefinição causa nauseas no Senhor, pois Ele só conhece o absoluto. A mornidão espiritual, é a característica geral do cristão dos últimos tempos. São aqueles que crêem que todos os caminhos levam a Deus, desconhecendo a Jesus e a sua obra salvadora. Dizem que são cristãos, provam as coisas da igreja, mas nunca nasceram de novo. E se não tomarem uma posição, Deus vai vomitá-los. A geração de Laodicéia é uma geração cinza, indefinida, morna, não é preto nem branco, e isso mostra a identificação que Laodicéia tem com o mundo, pois nós estamos num mundo indefinido em todas as coisas.

Não há força maior para Satanás agir do que a indefinição, porque quando você tem uma posição definida nada te balança. Mas o mundo entrou com suas filosofias na igreja, por trás da verdade Bíblica, e a igreja se tornou indefinida. E quando Laodicéia olha para Filadélfia, ela diz que não pode ser tão radical, fanático. Mas Deus diz, não és quente nem frio.

E o mundo está hoje como estava nos dias de Noé (Lc 17:26,28), e o palco está sendo armado novamente para a “plenitude do Tempo”, para a segunda vinda de Jesus. O vencedor não verá todos os aspectos da tribulação. Deus esta chamando uma geração de Samuel, geração que depõe Saul e unge Davi para um tempo de louvor. Geração de Joões Batistas que preparam o caminho do Senhor.



Jesus diz a Esmirna:

Conheço a tua pobreza, mas és rica; e a Laodicéia: Conheço as tuas obras , mas não reconheces que és miserável, pobre cego e nu.



· Acha que não precisa de Jesus e nem do Espírito Santo.



Jesus dá solução para a pobreza aconselhando que compres ouro refinado pelo fogo, que é a Palavra revelada, para nudez, vetes brancas, que simbolizam pureza de vida (Rm 6:11-13,19) e para cegueira, colírio, para que se tenha visão celestial, mas para infelicidade, a solução é o próprio Senhor Jesus, que bate a porta convidando para voltar a Filadélfia. João em Patmos voltado viu o Senhor.



No v 19, Jesus repreende e disciplina aqueles que ama. Existe no entanto, um remanescente em Laodicéia que reconhece que é miserável, e este será disciplinado até voltar para Jesus. E o caminho é o arrependimento. O fato de serem disciplinados, indica que são filhos (Hb 12:3-15; I Co 11:32).



No v 20, Jesus fala: "se alguém...", isto significa que a igreja não mais consegue escutar a voz do Senhor Jesus, e Ele passa a falar à indivíduos. Seu convite é para ter intimidade com Ele!



V.21, esse é o objetivo. O homem foi criado para dividir com Deus tudo, inclusive o seu trono, por isso ele foi feito a sua imagem e semelhança. Este é o chamamento para a igreja! - O TRONO.



Nunca a igreja precisou tanto de uma mensagem assim, como a igreja de hoje, quando "a massa está quase toda levedada" . O que o mundo chama de "igreja", hoje, está nesta condição de Laodicéia. Os indivíduos de Laodicéia que ouvirem a Sua voz serão arrebatados, mas a falsa igreja não vai se arrepender, continuará confiada em suas riquezas, e ficará na tribulação, unida a todas as falsas religiões que formarão "a grande meretriz" do capítulo 17.



“AS SETE PARABOLAS DE MATEUS E AS SETE IGREJAS”


“Também farás um castiçal de ouro puro; de ouro batido se fará

este castiçal; o seu pé, as suas canas, as suas copas, as suas

maçãs e as suas flores serão do mesmo.”

Êxodo 25:31



“E era esta obra do candeeiro de ouro batido; desde o seu pé até

às suas flores era batido; conforme o modelo que o SENHOR

mostrara a Moisés, assim ele fez o candeeiro.”

Números 8:4



O Senhor Jesus como “um castiçal”, um candelabro de sete candeeiros, sendo de ouro puro, que é a natureza do Pai, e que foi “batido na cruz”, e não quebrou nenhum osso, isto é peça única, inteiro, integro, um. O Senhor nosso Deus é um! ( Shemá Dn 6:4 ).



Assim, o Cristianismo é apresentado em apocalipse nas sete igrejas, que como o candelabro de sete candeeiros, ilumina o mundo, e sendo feito com a natureza de Deus, é o Próprio Deus que passou por um processo, se tornando um nós, vivendo conosco, tomando a cruz, e se tornando o Espírito que dá a vida, para todo que Nele creia não pereça, mas tenha a vida eterna. O cristianismo apresenta-se em sete candeeiros de uma peça única, de um Deus único, sem nenhuma fratura.



As sete igrejas de apocalipse podem ser comparadas as sete parábolas de Mateus treze:



· Na parábola do semeador, a semente que foi semeada a beira do caminho, em solo duro, solo de transito, onde as aves vieram e comeram. Em Éfeso, a igreja palaciana perdeu “O primeiro amor”, pois havia muitas coisas acontecendo ao mesmo tempo, muitas obras de homem e seu coração estava endurecendo e ficando insensível ao falar de Deus. Como um Coração gordo, cardiopata, que o exesso de gordura, dificultou o movimento e a passagem do sangue, é sendo necessário um dieta, uma reavaliação, um arrependimento, e em ultimo caso cirurgia. Tomar a cruz e negar a si mesmo, deixar as próprias vontades, ou um encontro cirúrgico com o médico dos médicos. O homem se torna mais racional com suas obras e não depende de Deus.



· Na parábola do joio é semeado trigo, mas o joio da heresia aparece. Em Esmirna, a Igreja do Senhor sofre perseguições e cresce junto com as heresias da religiosidade da época, então no dia da arena é discernido o trigo do joio. É quando o grão de trigo morre, e muitos se convertem.



· Na parábola do grão de mostarda, é plantado um arbusto, segundo o principio da própria espécie arbustiva, (gênesis), porém essa arvorezinha cresce anormalmente e se torna uma aberração, onde abriga até os passarinhos que comeram a semente do caminho na parábola do semeador. Doutrina de demônios (Timóteo).



· Na parábola do fermento, um mulher leveda três medidas de farinha de trigo. Em Tiatira, onde o nome significa “sacrifício de perfumes”, a realidade é fermentada pela virtualidade do fermento de uma mulher. Há um inversão no plano de Deus, um insubmissão no encabeçamento de Deus, onde Deus é o cabeça de Cristo e Cristo é o cabeça da Igreja. Jezabel, deusa Diana, e tantas outras vezes Satanás se fez de mulher para tirar a Igreja, a noiva do Senhor.



· Na parábola do tesouro escondido, temos Sardes, onde se nome significa “restauração”, mas não houve restauração, porque o que homem encontra o tesouro, esconde em seu campo. A palavra está ocultada, enterrada e ainda não foi revelada. A palavra está racionada e a Igreja tem dono.



· Na parábola da Perola vemos Filadélfia, que significa “amor fraternal”, onde um negociante procurando boas pérolas, acha uma de grande valor, e vendendo tudo o que possui, a compra. Quem procura Deus, acha Jesus, nossa Perola de Grande Valor, que sendo como um de nós, passou por um processo, e por Deus é agregado valor. Um grão de areia, um de nós, que incomodou muito, e foi perolizado por Deus, três dias e três noites, na “ostra deste mundo”. Quando o nosso coração está na posição de Filadélfia, temos uma porta aberta diante de nós, na qual ninguém pode fechar, porque estamos guardando a Palavra e não negando o Santo Nome do Senhor Jesus, a Arvore de Vida, que aparece em gênesis no meio do jardim, onde o homem deveria se alimentar para um vida eterna com Deus. Em Cristo Jesus temos “O Caminho”, que nos leva ao Pai, nos leva de volta a Deus, de volta ao jardim, de volta para casa. Em Cristo Jesus temos “A verdade”, que nos liberta para caminharmos para Ele mesmo. Então finalmente temos em Cristo Jesus “A Vida”, de Deus, que permanece, Vivifica. Em Filadélfia reclinamos a cabeça no peito do Senhor, e não apenas é nos restaurado o caminho, mas também nos é dado revelação da verdade, a revelação de Jesus Cristo, para que como testemunhas de Jesus, venhamos a tomar a cruz e negando a nos mesmos, temos acesso ao Jardim fechado do Pai, como filho que retorna para casa.



· Na parábola da rede vemos peixes de toda espécie sendo levados para a praia, onde serão separados. Assim é os que vivem em Laodicéia, juntamente com “peixes de toda espécie”, e que são “vomitados” na praia para serem discernidos pelo “sol de Cristo”. Cristo é aquele que bate a porta e se ouvirmos a voz e nos arrependermos, voltamos a Filadelfia !



MIDRASH – Um principio de interpretação judaica, onde as escrituras explicam a própria escritura.

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