TEMPLO
1.
INTRODUÇÃO
TEMPLO
VISÃO GERAL
O templo é um lugar de
adoração. Para os judeus o templo era um lugar para a adoração e para fazer
sacrifícios a Deus, a que eles chamavam de Jeová. Em templos pagãos as pessoas
adoravam outros deuses e deusas ou ídolos. Algumas das práticas de adoração
nesses templos pagãos eram parecidos com os dos judeus, tais como orar, queimar
incenso e dar ofertas e sacrifícios. Mas, algumas adorações dos templos pagãos
incluíam sacrifício humano e prostituição, que eram considerados pecado pelos
judeus.
Quando os judeus estavam
viajando para a terra prometida depois de serem libertados do Egito, eles foram
instruídos por Deus a construir um templo móvel que se chamava tabernáculo,
para que eles tivessem um lugar para adorar quando eles montassem o
acampamento. Mais tarde, Salomão construiu um templo mais permanente para
adorar a Deus. O povo via o tabernáculo e os templos como o lugar onde o
Espírito de Deus morava. O templo foi destruído e reconstruído várias vezes ao
longo da história. Quando Jesus veio, ele ensinou que o "templo de
Deus" era mais que um prédio. Os nossos corpos são templos de Deus (1Co
6.19,20) porque ele vive dentro de nós através da nossa fé em Jesus Cristo.
O SIGNIFICADO DO TEMPLO NO VELHO TESTAMENTO
O templo em Jerusalém
funcionava como o ponto focal da vida hebraica. Apesar de JeroboãoI ter tentado
tirar atenção de Jerusalém estabelecendo santuários em Betel e Dã (1 Reis
12:26-30), Jerusalém nunca perdeu o seu significado. Tanto Ezequias como Josias
(reis do sul) tentaram estender a sua reforma para dentro da área das tribos do
norte (2 Crônicas 30:1-12; 34:6-7), e Jerusalém era um centro de peregrinação
para aquelas áreas mesmo depois de sua destruição (Jeremias 41:5). Os profetas
previram o seu destino como o ponto focal de adoração universal (Isaías 2:1-4)
O templo era o lugar onde Deus morava entre o seu povo. A presença de Deus
simbolizava na glória Shekiná e na coluna de nuvem, era associada com a tenda
do encontro (Êxodo 33:9-11), com o tabernáculo (40:34-38) e finalmente com o
templo (1 Reis 8:10-11). O paradoxo é que apesar de Deus ser irrestrito, o
templo era considerado como o lugar onde Deus viveria pra sempre (8:13, 27).
Deus escolheu Sião, como ele escolheu Davi (Salmos 68:15-18), então o templo
era visto como a casa de Deus (27:4).
O SIGNIFICADO DO TEMPLO NO NOVO TESTAMENTO
CRISTO E O TEMPLO
Cristo mostrou respeito e
zêlo pelo templo quando expulsou aqueles que faziam daquele lugar um local de
comércio. (Mateus 21:12-13; João 2:13-16). Jesus chorou sobre Jerusalém ao se
aproximar dela no episódio da entrada triunfal. Do local de onde ele montou no
jumentinho, o Monte das Oliveiras até à porta hoje conhecida como "Portão
Dourado"que fica no lado oriental da cidade, Jesus foi aclamado como Rei.
Ele foi até o templo onde pregou à multidão como relatam os evangelhos. A visão
profética de Ezequiel no capítulo 43, nos revela o quão significativa a Entrada
Triunfal foi e o quão importante o templo era para Jesus, a própria Glória de
Deus manifesta naquele local. Ele ensinava lá freqüentemente, mas ele se
descrevia como sendo "maior que o templo" (Mateus 12:6). Quando ele
foi rejeitado como Messias, apesar de seus milagres, ele previu a destruição
inevitável do templo (21:9-15; 24:1-2) como de fato foi destruído pelos romanos
em 78 D.C. Cumpriu-se a profecia de Daniel 9:25-26.
O TEMPLO NO APOCALIPSE DE JOÃO
Em Apocalipse, não há um
templo físico, apesar de ele continuar usando a imagem de Jerusalém e do Monte
Sião (Apocalipse 3:12; 14:1; 21:2; 10, 22). Ele oferece três idéias
relacionadas. Primeiro o conceito da igreja feita de mártiris, o qual os seus
membros fiéis são templos de Deus (3:12, 14:1). Esse templo aumenta
gradativamente conforme cresce o número de mártiris (6:11). Outro aspecto é o
templo como o lugar de julgamento (11:19; 14:15; 15:5-16:1). Finalmente,
qualquer templo na era moderna é desnecessário, "Nela não vi santuário,
porque o seu santuário é o Senhor Deus Todo-Poderoso, e o Cordeiro"
(21:22). O estado final será Deus morando com o seu povo - o templo eterno e
espiritual.
5- Bibliografia
·
BIBLIA ELETRÔNICA
– ILÚMINA GOLD, SOCIEDADE BIBLICA DO BRASIL.
·
BIBLIA DE ESTUDO
PENTECOSTAL, CPAD.
·
REVISTA – CHABAD
NEWS, PUBLICAÇÃO MENSAL DA SOCIEDADE ISRAELITA DE BENEFICÊNCIA BEIT CHABAD
BRASIL.
·
www.templeinstitute.org ; www.biblicalgallery.com ; www.templemountfaithful.org ; www.chabad.org.br
6- Anexo - DESENHO DO TABERNÁCULO EM REVELAÇÃO.
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