Translate
domingo, 28 de janeiro de 2018
MÚSICA
MÚSICA
“Habite ricamente em vocês a Palavra de Cristo; ensinem e aconselhem-se uns aos outros com toda a sabedoria, e cantem salmos, hinos e cânticos espirituais com gratidão a Deus em seu coração” (Cl 3:16)
Música, expressão do pulsar de um povo, manifestação dos nossos sentimentos mais profundos. Inspiradora, podendo nos despertar pensamentos elevados e ações nobres, ou até mesmo atitudes próprias da natureza vil.
Na coordenação e organização de todo universo houve uma participação muito importante da música, algo divino, sua origem está no próprio Deus ( Gn 31:27).
Marcou sua presença em todo segmento da história da humanidade, integrando a cultura de todos os povos.
Na Bíblia, é mais que uma manifestação artística, e diretamente da “Adoração” feita pelo povo à Deus. (Ex 15: 20-21);( II Sm 22:1);(I Cr 23:5);( I Rs 4:32), ... , destacando Deus como a única e exclusiva motivação dos cânticos, onde na maioria das vezes, Deus é o motivo de alegria, júbilo,... (Ex 15:1), noutras vezes nos mostra o Seu poder extraordinário de penetrar nas pessoas e transforma-las ( I Samuel 16:16-23). Esse poder afeta diretamente o caráter das pessoas, sendo agradável em seus diversos estilos para diversas pessoas. Porem, isso também pode ser muito perigoso, uma vez que a procedência tanto pode ser divina, como humana, ou satânica.
Assim, no meio Cristão há uma grande necessidade de definirmos o que é “música sacra”, e o que é “ música profana”, bem como sua influência sobre nós e aqueles que amamos.
AMADOS IRMÃOS
O que se determina ser uma música sacra ou popular, não é a sua aceitação por determinado pastor, ancião ou comissão; com o passar do tempo ou não. Pois alguns dizem que tal música que a igreja repudiava, agora se canta no recinto da igreja. Não é o tempo que santifica a música ou sua letra, mas sim a conformidade com a expectativa de Deus de expressar “Pai, Filho e Espírito Santo” nas esferas do “ritmo, melodia e harmonia”, segundo a sua vontade e o seu Amor para conosco, sua imagem e semelhança, “corpo, alma e espírito”
Enfim, podemos crer em razões suficientemente fortes para se evitar as músicas seculares, lembrando o que diz a Palavra de Deus:
“Sabendo que não foi com coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados da vossa vã maneira de viver, a qual por tradição recebestes dos vossos pais, mas com o precioso sangue de Cristo” (1 Pedro 1:18 e 19)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário