Translate

domingo, 28 de janeiro de 2018

O BATISMO


O BATISMO

O Batismo é um assunto grandioso na Bíblia. Precisamos ter clareza de dois aspectos dele. Primeiro, antes de batizados, o que o batismo pode fazer por nós. Segundo, depois de batizados, precisamos olhar para trás e perguntar: “Qual é o significado do batismo?”

I.                  O que o batismo faz por você – Mt 16:16; At 2:38; 22:16; 1Pe 3:20-21.

A.   O batismo salva o homem do mundo:
1.     Salvação é libertação do mundo.
O mundo todo está perecendo corporativamente, mas Deus está salvando o homem um a um, individualmente.
2.     Salvação é questão de posição.
Se está do lado do mundo, não importa que tipo de pessoa seja, você está em oposição a Deus, é Seu inimigo. Sua posição é errada. Se está no mundo está perecendo.
3.     Quatro fatos importantes acerca do mundo diante de Deus:
a.     O mundo está condenado por Deus – Jo 12: 31.
b.     O mundo jaz do maligno – 1Jo5:19.
c.      O mundo crucificou o Senhor Jesus – 1Co 2:8.
d.     O mundo é inimigo de Deus – Tg 4:4.
4.     Crer é do lado positivo; batismo é do lado negativo.
Ao crer há realidade interior, e ao dar-se o passo seguinte, o batismo, há a separação do mundo, pondo fim ao relacionamento com ele.
      
B.   O batismo visa ao perdão dos pecados – At 2:38
Pedro falou apenas do batismo pois os que ouviam eram os que haviam matado o Senhor Jesus cinqüenta dias antes. Agora precisavam separar-se dos demais judeus. É por isso que não era necessário falar-lhes acerca de crer. Apenas precisavam ser batizados.

C.   O batismo visa lavar os pecados – At 22:16.
O significado dessa questão não é diante de Deus, e sim, diante do mundo. Se alguém crê no coração mas não toma nenhuma atitude exterior, o mundo ainda o considera parte dele. Os incrédulos também podem estar presentes durante o batismo.

D.   O batismo também conduz à salvação pela água – 1Pe 3:20-21.
Na época de Noé, todos foram batizados, mas apenas oito almas saíram da água. Em outras palavras, a água tornou-se água de morte para alguns, mas para outros foi a água de salvação. Outros entram na água e ficam ali, mas nós passamos por ela e emergimos dela. Enquanto os demais pereceram, essas oitos almas foram salvas. Hoje o mundo todo está sob a ira de Deus. Ser batizado hoje quer dizer passar pela ira de Deus. Mas não apenas passamos por ela; saímos dela. Isso é o batismo. Quando sou batizado, não entro na água e fico aí. Pelo contrário, entro nela e saio dela.



E.   O batismo liberta do mundo.
 O batismo é sinal que estamos livres do mundo. Já cruzamos a ponte; não estamos mais do outro lado. O batismo é uma declaração aos outros que estamos fora. Temos de perceber que fomos libertados do velho circulo e saímos dele. A vida eterna é algo que o nosso espírito ganha diante de Deus, mas a salvação é uma ato de separação do mundo.

II.               O significado do batismo – Rm 6:3-8; Cl 2:12.

Os versículos em Mc 16; At 2; At 22 e 1Pe 3 são para os que ainda não foram batizados, ao passo que os de Rm 6 e Cl 2 são para os que já foram batizados. A água do batismo significa o túmulo. Hoje, quando imergimos alguém na água é como se o enterrássemos. Ergue-lo da água equivale a ressuscitá-lo do túmulo. Antes de alguém ser enterrado, é preciso estar morto. Não se pode enterrar alguém vivo. Se alguém sai do túmulo, isso certamente é ressurreição. A primeira parte dessa verdade encontra-se em Romanos, a segunda, em colossenses.

A.   Um evangelho glorioso: estou morto – Rm 6:8ª, 6ª,4ª.
Assim como a morte do Senhor é motivo de alegria, nossa morte também é motivo de alegria. Já estamos mortos em Cristo; logo a primeira coisa a fazer é enterrar-nos.

B.   Morrer e Ressuscitar – Rm 6:8b, 4b-5.
Quando entramos na água, cremos que morremos e precisamos ser enterrados. Quando saímos dela, cremos que ganhamos novidade de vida. Agora estamos do lado da ressurreição. A morte ficou do outro lado, mas a ressurreição está deste lado.

C.   Estar em Cristo – 1Co 1:30

Manchete de jornal: “Uma pessoa três vidas.” O artigo refere-se a uma mulher que fora assassinada. Após sua morte, descobriu-se que estava grávida de gêmeos. Com relação ao Senhor Jesus, a manchete seria: “ Uma pessoa, milhões de vidas”. Pór isso é que o Novo Testamento repetidamente ressalta a expressão “em Cristo” ou “Nele”. Visto que estamos em Cristo, quando Ele morreu, nós morremos Nele.

Nenhum comentário: